quarta-feira, 16 de março de 2016

Psittacidae (Parte 1)

Família Psittacidae

Os Psittacidae pertencem à Ordem dos Psittaciformes, sendo algumas das aves mais inteligentes e que possuem o cérebro mais desenvolvido. Abrangem araras, papagaios e periquitos.
Estas aves têm a capacidade de imitar, com grande fidelidade, todos os tipos de som, inclusive palavras. Animais longevos, cujas espécies maiores podem viver mais de 50 anos, são um grupo de aves distintas das demais, tendo uma série de características específicas. Tem bicos altos e aduncos, cuja mandíbula superior é consideravelmente maior que a inferior e não está completamente fixa ao crânio, como acontece com outras aves, estando ligada a este por uma espécie de “junta”. As pernas, providas de tarsos curtos e de quatro dedos oponíveis, dois virados para frente e dois para trás, são instrumentos perfeitos para segurar em ramos e para segurar os alimentos e levá-los ao bico, o que é único entre as Aves. A plumagem, é bastante colorida na maioria das espécies.
A sua vida social é, igualmente bastante interessante. Os casais formam-se quase sempre para toda a vida e são inseparáveis. As demonstrações amorosas podem ser observadas ao longo de todo o ano. As aves tratam da plumagem uma da outra, tocam os bicos e alimentam-se mutuamente. Nidificam quase invariavelmente em cavidades. A grande maioria das espécies é muito sociável e vive em bandos ao longo de todo o ano, ou pelo menos, após a reprodução.
A dieta é, sobretudo, de origem vegetal (sementes e frutas), embora também capturem insetos, especialmente durante a alimentação dos filhotes.

 arara azul grande_anodorhynchus-hyacinthinus



arara azul lear_anodorhynchus leari (restrita ao sertão da Bahía)

arara azul pequena_anodorhynchus glaucus

arara canindé_ara ararauna


arara vermelha grande_ara chloropterus


araracanga_ara macao


ararajuba ou guaruba_guaruba guarouba (é considerada a melhor alternativa para ser escolhida como Ave Nacional do Brasil)


ararinha azul_cyanopsitta spixii (extinta na natureza)

aratinga de testa azul_thectocercus acuticaudatus

maracanã de cabeça azul_primolius couloni

maracanã de colar_primolius auricollis


maracanã do buriti_orthopsittaca manilatus


maracanã guaçu_ara severus


maracanã pequena_diopsittaca nobilis


maracanã verdadeira_primolius maracana


Nenhum comentário:

Postar um comentário